Ontem jogamos contra o Botafogo pelo Brasileirão no estádio do Pacaembú.
Vou escrever sobre um assunto que vejo que muitos não tem o entendimento e mais, não se esforça para compreender.
Nossa amizade com a torcida do Botafogo. Hoje a Fúria Jovem do Botafogo.
Posso falar com muita liberdade desta amizade construída ao longo dos últimos anos, hoje de conhecimento da grande maioria de nossos associados presentes nas arquibancadas. Com muito orgulho estou desde o ínicio na construção desta relação.
Dizemos que não temos alianças ? Verdade. Não temos o que as torcidas tem em suas relações entre torcidas que tem as denominadas alianças. Troca de camisas, assistir jogos juntos, troca de bandeiras, materiais de alianças em jogos do proprio time, gritar o nome do time da torcida aliança, enfim, não temos isso dentro de nosso processo histórico, mas ao longo de nossa história construímos muitas amizades através de nossas lideranças com muitas torcidas organizadas.
Não foram muitas, mas é o exemplo que não podemos fechar nossas portas nunca.
Me recordo da amizade com a Torcida do Vila Nova do Goias, nega brecho e os risotos de frango que nos reforçaram muitas vezes em Goias. Não bebia mas lembro-me das cervejadas entre nossos povos.
Lembro-me da atitude do Edmar Bernardes, o gordo, em defender a moral da Torcida Jovem da Ponte Preta dentro de nossa quadra devido a contrariedade de outra grande liderança pela presença da organizada em nossa quadra. Recordo como se fosse hoje as palavras do gordo
" temos que respeitar os caras, temos que honrar a humildade aqui, temos que deixar nossas portas abertas aos que nos respeitam, e outra, os caras são preto e branco"
A amizade forte que tinhamos com a Torcida Jovem do Flamengo e Raça Rubro Negra do flamengo.
Depois a amizade com a Torcida Yong Flu ..... Márcio, Faustão, Manél entre outros gentes finas.
Será que a grande camada de nossos associados sabe que muitas torcidas do Nordeste recebem os Gaviões e nossos membros quando vão em determinados locais.
Mas nunca fomos bom em valorizar isso, uma avaliação particular. Nunca ficamos trocando contatos ao longo dos tempos. E nossa torcida, nos tempos que a comunicação era pelas cartas, não faltou mensagem das maiores organizadas do Brasil. Não respondemos os contatos e deixavamos os contatos para os dias do jogos.
E outra coisa, os contatos são sempre puxados por "alguém", este "alguém" a partir que deixa de acompanhar o momento, a torcida, vai se perdendo isso.
Mas esta nossa relação com a Fúria vem se fortalecendo devido a adesão de muitos jovens de ambas as torcidas apoiando esta amizade passando das relações de apenas as lideranças.
Muitos não compreendem como chegamos nesta relação, visto que ambas as torcidas viviam processos adversos. Depois farei uma menção detelhada sobre o início de tudo e as lideranças envolvidos nesta construção.
Ressalto o mais importante, nossa relação é de puro respeito entre nossas entidades. Outra relação das denominadas alianças. Podemos falar do jeito mais facil : A FÚRIA são nossos amigos.
Muitos não compreendem e não fazem esforços de compreenderem isso.
Eu, particularmente prezo muitos as pessoas que conheci em minha jornada, as relações, os dialogos e até debates entre as organizadas.
A história dos Gaviões é inquestionável e o segredo que não existe, é a humildade mesmo, tratar de igual.
Ontem tivemos que ouvir ainda as demais organizadas do timão nos ironizando cantando :
ão ão ão verdadeira união .... acredito que seja pela nossa amizade com a Fúria ....fazer .... canta é a solução, pois não podem fazer nada mesmo .... na boa ....
mas entre nós mesmo não tem este respeito todo .... no outro jogo , um canta parabens a outra e na sequencia quase sae na mão .... temos muitas contradições mesmo .....muitos falam mal, corre junto ....
Mas blz .....agimos ali com a Fúria de coinsciencia limpa e muito prazer pois a rapaziada fecha lindo e são gente finas ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Presenciei, particpei e também desfrutei de muitas desas amizades que você citou.
Eu anda acrescentaria um outra:
Os Fanáticos do Atlético Paranense
Já fui muito bem recebido no Paraná pelos caras.
Postar um comentário