quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Reportagem sobre a morte do Germano da Jovem Fla

Morre o flamenguista agredido em briga

Torcedor se feriu em confronto com vascaínos na sexta

Sílvio Barsetti

Germano Soares da Silva, de 43 anos, que integrava uma facção de torcida organizada do Flamengo, morreu ontem em conseqüência das agressões sofridas no dia 16, pouco antes do jogo de basquete entre Vasco e Flamengo, em Niterói. Germano se envolveu no confronto com outras dezenas de torcedores dos dois clubes, no Castelo e na Praça XV, no Rio, a caminho do Ginásio Caio Martins. A briga generalizada deixou alguns feridos, entre os quais Germano, com traumatismo craniano. Ele estava internado no Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio. Na terça-feira, os médicos do hospital constataram a morte cerebral do torcedor, que era mantido vivo com a ajuda de aparelhos.

Parentes de Germano, revoltados, exigiram da polícia a identificação dos agressores. Depois da briga, 52 pessoas chegaram a ser detidas. Levadas à 6ª Delegacia de Polícia, na Cidade Nova, foram liberadas em seguida.

Ontem, depois da confirmação da morte, colegas de Germano prometeram vingança contra os vascaínos em sites de relacionamento da internet.

A briga entre os grupos rivais levou pânico a quem passava pela Praça XV na noite de sexta-feira. Os torcedores se enfrentaram com pedaços de pau, barras de ferro, pedras portuguesas e armas brancas. Segundo testemunhas, houve até troca de tiros. O comandante do Batalhão de Operações de Estádios, major Marcelo Pessoa, disse que ainda não está convencido de que as torcidas organizadas no Rio devam acabar, mas afirmou que os dirigentes das facções serão, a partir de agora, responsabilizados na Justiça pelos atos de seus integrantes.

Flamengo e Vasco já estão classificados para a fase semifinal do Campeonato Estadual de Basquete Masculino e o jogo daquela noite não tinha muita importância. O Vasco venceu por apenas um ponto de diferença e o clima ficou tenso até dentro da quadra, com desentendimento entre os atletas.

As equipes voltaram a se enfrentar ontem à noite no Maracanãzinho, pelo Carioca de Basquete, sem registro de violência. A PM reforçou o patrulhamento dentro e nas imediações do estádio. O Flamengo venceu por 81 a 80.

Nenhum comentário: