quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Primeiro Estadual de 2008 começa com pancadaria

Revoltada com derrota na estréia, torcida do Ceará atira objetos no gramado e entra em confronto com policiais

Lauriberto Braga, FORTALEZA

O primeiro Campeonato Estadual de 2008 no Brasil a começar foi o Cearense. E iniciou da pior maneira possível. No sábado à tarde, após o Ceará ser goleado pelo estreante Horizonte (campeão da Segunda Divisão de 2007) por 5 a 1, o estádio Clenilsão, em Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza, virou um campo de guerra.

A torcida do Ceará, revoltada com a humilhante derrota, uma das piores da história do clube no Estadual, passou a destruir tudo o que encontrava pela frente. A Polícia Militar foi obrigada a entrar em ação. E, claro, houve confronto.

Os torcedores estavam munidos de paus, pedras e latinhas de cerveja. Os PMs trabalhavam com cassetetes, disparando tiros de revólver para o alto e lançando bombas de efeito moral. Resultado: dezenas de torcedores feridos e quatro policiais atingidos. Os torcedores foram atendidos no Hospital de Horizonte. Os PMs acabaram sendo levados até Fortaleza. Todos estão bem e receberam alta hospitalar ontem.

Um cinegrafista da TV Diário recebeu pedrada e teve a câmera destruída. Ele registrou queixa na delegacia da cidade. O profissional de televisão foi atendido pela ambulância da Federação Cearense de Futebol (FCF) deslocada para o estádio Clenilsão. Não sofreu, no entanto, nada mais sério.

PROBLEMAS JÁ NO INÍCIO

O confronto entre torcedores e policiais ocorreu logo após o árbitro Luzimar Siqueira encerrar a partida. Mas, já durante o jogo, a torcida do Ceará lançava latas de bebidas e rádios de pilha contra os jogadores, obrigando Luzimar Siqueira a paralisar a partida por alguns minutos. A revolta vem desde o ano passado, quando a equipe de Fortaleza fez campanha ruim na Série B do Brasileiro e escapou por pouco do rebaixamento para a Série C.

Este é o 89º Campeonato Cearense. É disputado por 10 times em turno e returno. Terá duração de três meses.

O Fortaleza luta pelo bicampeonato.

Nenhum comentário: